quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Experimento 2 - Motor de Corrente Contínua

Máquina de corrente contínua é uma máquina capaz de converter energia mecânica em energia elétrica (gerador) ou energia elétrica em mecânica (motor).
Há uma força mecânica em todo o fio quando está conduzindo corrente elétrica imersa em um campo magnético ( Figura abaixo ). A força é escrita pela lei da força de Lorentz e é perpendicular ao fio e ao campo magnético. Em um motor giratório, há um elemento girando, o rotor ou, no nosso caso, uma espira. A espira gira porque os fios e o campo magnético são arranjados de modo que um toque seja desenvolvido sobre a linha central do "rotor".


Nesse experimento fizemos passar uma corrente continua através de um condutor imerso entre os pólos de um imã, ocasionando um movimento de rotação na espina.

A seguir, passo a passo de como produzir o experimento do motor de corrente contínua.

Material :

- 01 imã
- 01 pilha
- Fio de cobre esmaltado
- Base de madeira ou papelão.

Montagem :

Faça círculos com o fio de cobre esmaltado deixando as pontas divergindo uma para cada lado, assim você terá feito a bombina.
Fixe a pilha no suporte para que ela funcione como fonte de energia.
Raspe totalmente uma das extremidades da bombina e a outra extremidade raspe parcialmente, de maneira que o fio esmaltado da bombina conduza energia quando em contato com a parte raspada.
Fixe a bombina sobre a parte aérea do suporte e observe se ela irá começar a rodar, caso não inicie sozinho dê um impulso inicial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário